Sejam Bem Vindos ao Meu Blog

Que possam tirar proveito dos meus posts...
Grande abraço, aproveitem!
Adrianogdo

domingo, 5 de setembro de 2010

Incentivo ao Canto Religioso

“Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais.

Cantai e celebrai de todo o coração os louvores ao Senhor.”

Efésios 5, 19


Gostaria de começar partilhando sobre um assunto de grande interesse para nós, a música cantada ao Senhor.
Conforme observamos na leitura, o termo “Recitai” que se encontra no início do versículo indica ordem, ou de um modo mais suave, um pedido do Senhor Jesus através de São Paulo nesta carta aos Efésios. Não se trata de uma simples música, mas de uma música que deve ser cantada com consciência, responsabilidade e comprometimento.
No Catecismo da Igreja Católica encontramos não só um pedido, mas uma ordem da Igreja no que diz respeito à música religiosa: “o canto religioso popular será inteligentemente incentivado a fim de que as vozes dos fiéis possam ressoar nos pios e sagrados exercícios e nas próprias ações litúrgicas, de acordo com as normas e prescrições das rubricas.” (Cf. CIC 1158).
Observe que não se aplica a expressão “pode ser”, mas sim um incentivo “será” e ainda mais, com inteligência. Não é de qualquer jeito que precisamos divulgar a musicalidade em nossa Igreja, mas com inteligência e perseverança.
Devemos ser sensatos na conduta de nosso serviço a Deus através do dom que Ele mesmo nos deu. Ele insiste em nos pedir garantindo a nós algo que nenhum outro tipo de música pode nos garantir que é a sabedoria, a prudência e a paz interior.
O louvor é algo que impulsiona o nosso coração a agradecer a Deus por tudo. “Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Ef 5, 20). Quer maior satisfação que essa, atender a vontade de Deus?
O louvor chega ao coração mais duro, como qualquer outra música, mas eleva ao coração de Deus como nenhuma outra é capaz de fazer.
Diz Santo Agostinho:
Quanto chorei ouvindo vossos hinos, vossos cânticos, os acentos suaves que ecoavam em vossa Igreja! Que emoção me causavam! Fluíam em meu ouvido, destilando a verdade em meu coração. Um grande elã de piedade me elevava, e as lágrimas corriam-me pela face, mas me faziam bem.”
A música é também uma oração, precisa ser colocada em nossas mãos e vozes como uma perfeita adoração ao bondoso Deus que acolhe com carinho e nos abençoa.
São três os critérios para um bom uso da música, que nos aponta o Catecismo da Igreja Católica (CIC 1157):

  • a beleza expressiva da oração, a música deve ser cantada e tocada como oração;
  • a participação unânime da assembléia, que vivifica e fortalece a união da Igreja e
  • o caráter solene da celebração, que com o respeito ao sagrado nos possibilita ter uma maior intimidade com Deus.

Servir ao Senhor com a música é bem difícil. E aprender a amar a música de Deus é um exercício que deve ser estimulado principalmente por nós músicos. O que tem acontecido, é que muitos músicos da Igreja não conhecem ou divulgam os louvores a Deus, e muitas vezes não valorizam os cantores que colocam seu dom a serviço do Senhor em nossa Igreja adquirindo CDs e incentivando a nossa música, o que fazemos muito bem na evangelização.
Diante de tamanha dificuldade precisamos levantar confiantes a nossa voz e clamar ao Senhor que impulsione a nossa vontade de servi-lo dando-nos coragem e fidelidade nessa nossa missão.
Assim podemos dizer com o coração agradecido a Deus: “Combati o bom combate”.

Adriano Baptista de Sales da Silva - Ministério Jovens Luz - Lagoinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião...